Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

domingo, 2 de setembro de 2007


O cerzido ideológico de um sociólogo pigmeu

“As idéias dominantes são as idéias das classes dominantes”. Com essa assertiva irrefutável de Marx (no “Manifesto”) basta para responder ao sociologuinho raso Alberto Carlos Almeida, que divulgou recentemente uma pesquisa onde trata de livrar a cara das elites econômicas e culturais brasileiras das suas responsabilidades éticas de classe dominante.

Segundo o jornal Zero Hora de hoje, que repercute o lixo pseudo-científico deste lacaio do sistema, “para o sociólogo [Almeida], o país vive uma divisão entre o pensamento arcaico, presente entre quem pouco estudou, e o moderno, presente na elite intelectual”.

Alberto Carlos Almeida é um sociólogo pigmeu a serviço da mídia oligárquica. Suas pesquisas não tem nenhum valor científico. Enxerga a superfície da realidade e afirma tratar-se da sua essência. Quando ele diz que os pobres são arcaicos e os cultos e ricos são modernos, Almeida não só está legitimando uma ordem desde sempre desigual, mas sobretudo tirando conclusões cínicas e apressadas sobre a nossa sociedade de classes. Almeida pretende construir, de maneira vulgar, uma ideologia, ou cerzir os fundilhos de uma ideologia rota, de forma a justificar a abismal diferença de classes no Brasil, fazendo passar a idéia de que tais fenômenos sejam desejados por Deus, fixados pela Natureza ou sustentados por algum dever moral escondido nos feitiços do tempo – onde nunca há sujeito responsável.

O curioso é que muitos indivíduos que se consideram espertos ainda “comprem” o pacote fraudulento de Almeida. Que a revista Veja, o jornal Zeagá, etcetera, o façam, não é de estranhar. Cumprem apenas o seu papel de difusores da mentira ideológica que precisa ser regada diariamente para não murchar como planta exótica em solo inóspito. Mas quando o ex-deputado Marcos Rolim tropeça e cai nessas armadilhas reluzentes da oligarquia decadente, aí a coisa fica dramática. Em sua coluna dominical de Zeagá, o ex-parlamentar petista, assume como lícito e digno o embrulho almeidista, e até faz considerações piedosas sobre os destinos nacionais caso o “arcaísmo das classes subalternas” persista por mais tempo.

Mal suspeita o colunista que esse trabalhinho pseudo-sociológico esteja inscrito numa estratégia mais ampla da direita para deslegitimar as duas eleições nas quais esses mesmos “arcaicos” escolheram um presidente – o primeiro da nossa longa história como Nação – egresso das classes populares. Mesmo que esse presidente tenha traído sua origem de classe, não importa, as elites não toleram – e Almeida apenas confirma – serem dirigidas e lideradas por um outsider de classe. Por bem menos, porque não eram outsiders, Getúlio foi ao sacrifício pessoal e Jango foi apeado do poder em 1964.

Na mentalidade de nossas elites também está grafado com letras de fogo a conhecida consigna da Passionária espanhola: - No passarán! – agora com sinal invertido.

Foto: "A costureira de livros" da artista Vera Goulart.

29 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Essa pesquisa é parceria da Ford Foundation, a mesma que manteve, por vários anos, o Carta Maior e que pagou os cachês do Emir Sader, Flávio Aguiar e CIa. Incensurável a pesquisa que indica apenas um caminho para o Brasil: investir em educação, educação e educação. Tudo está a indicar que o sociólogo pigmeu é outro.

Anônimo disse...

Texto perfeito, Feil!

Anônimo disse...

Carlos Eduardo, tu és um neoliberal tardio. Concordo contigo, quando dizes que o fundamental é educação. Mas, agora, como um neoliberal tardio, tu achas que a tal de "enturmação" que está sendo implantada na Província de São Pedro é benéfica? Se pra ti for benéfíca, por favor, diga-me pra quem? Outra coisa, tu estás misturando alhos com bugalhos, não interessa quem patrocinou a tal pesquisa, o ponto nevrálgico da questão é o resultado raso a que chegou o tal "sociólogo". Talvez ele tenha sido, o "sociólogo", mais realista do que o rei, e pensou o seguinte: vou fazer a pesquisa e chegar a uma conclusão que FF adoraria.

Anônimo disse...

O argumento do cara é inacreditável - o que legitima uma pesquisa não é o resultado alcançado, mas a instituição que patrocina. Pode?

Anônimo disse...

Faz um tempo que o Rolim fez um pacto com essa mídia burguesa. É patético!

Anônimo disse...

Os textos desde blog são muito - muito - bons, mas os comentários, infelizmente, não acompanham. Giram sempre em torno da discussão com o comentarista Maia, o tal do samba de uma nota só. Pena.

Anônimo disse...

Também concordo flics...fica um saco!

Anônimo disse...

"Óciologo" ligado à Fiesp. Isso denota um mundo.

Educação é o caminho quando construida pelos próprios interessados. Quando passa pelas mãos sujas desses predadores, serve como elemento ideológico de reprodução dos valores do mercado. Dessa educação não precisamos.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Pessoas colocam em dúvida essa pesquisa, por isso interessa assim quem financiou. Foi a FF que financiou o Fórum Social Mundial e o site Carta Maior. Quando a FF está a serviço de certa esquerda ela presta e quando ela patrocina uma pesquisa que apenas mostro o óbvio dos óbvios, ela é tida como neoliberal, reacionária e golpista. Não li aqui e nem em outro lugar, nenhum argumento razoável ou plausível para desqualificar essa pesquisa que mostrou, como disse ontem muito bem o Marco Rolim, que existe preconceito e má informação na camada analfabeta do Brasil. Mas parece que tem gente que não quer mexer nisso, porque acredita que esse pessoal pode servir como massa de manobra de religião sem deus e também das religiões com deus.

Anônimo disse...

A Fundação Ford não financiou o Fórum Social Mundial. Financiou sim, durante apenas uma das edições do FSM, a Agência Carta Maior do advogado Palhares. Não tem nenhum mal nisso. Assim como a Carta Maior tem publicidade hoje da empresa aérea GOL. Onde está o problema?

Anônimo disse...

Às 10:29 o CC da Prefeitura de Porto Alegre militando, certamente a mando, nos blogs. Um exemplo de dinheiro posto fora. CC vai para o mercado trabalhar!!!!

Carlos Eduardo da Maia disse...

O Marco Weissheimer que trabalha para o Carta Maior disse que a FF financiou sim o FSM.

Anônimo disse...

O CC milita e nós, os patos, é que pagamos o seu salário.

Carlos Eduardo da Maia disse...

A pesquisa da Universidade Fluminense em parceria com a FF é a que está abaixo e revela o óbvio, o abismo que existe entre nós, da elite intelectual, que tivemos acesso á educação e os analfabetos brasileiros. Essa pesquisa não tem nada a ver com luta de classes ou ódio ao povo. Nâo é isso o que está em debate, o que se debate é a inclusão social desses analfabetos que pensam com preconceito e discriminação.

Se alguém é eleito para cargo público deve usá-lo em benefício próprio?
40% dos analfabetos concordam
3% dos que têm nível superior concordam

É certo recorrer ao jeitinho brasileiro para resolver problemas como o de se livrar de uma multa?
57% dos analfabetos concordam.
3% dos que têm nível superior concordam.

A polícia está certa em bater nos presos para que eles confessem seus crimes?
51% dos analfabetos concordam
14% dos que têm nível superior concordam.


Programas de TV que fazem críticas ao governo devem ser proibidos?
56% dos analfabetos concordam
8% dos que têm nível superior concordam
.

Anônimo disse...

O Maia quer dar um golpe. Está se preparando com o blog DGdoB, um blog paralelo ao DG, aqui nos comentários. Esse comentário acima é uma intromissão golpista no espírito deste blog.

Anônimo disse...

Às 13:37 o CC da Prefeitura de Porto Alegre, ativo e operante, patrulhando e pautando os blogs.

Carlos Eduardo da Maia disse...

CC da prefeitura, da onde, anônimo? Intromissão por que, Joca, foram exatamente essas perguntas que foram feitas na pesquisa da Universidade Fluminense e financiadas pela FF e respondidas pelos analfabetos e as pessoas de nível educacional superior. Não tem nada de golpismo (como a esquerda gosta dessa palavra) e intromissão.

Anônimo disse...

Caríssimos leitores do imprescindível DG:

Faltaram algumas análises na pesquisa citada pelo nosso amigo mala. Convém, então, o restabelecimento da verdade, pelo bem de nossa sanidade. Não percam de vista, no entanto, que o que se debate nesse caso não é a luta de classes ou o ódio às elites, mas sim "a inclusão 'moral' desses 'com nível superior' que 'agem' com preconceito e discriminação".

Bem, vamos às análises:

Se alguém é eleito para cargo público deve usá-lo em benefício próprio?

40% dos analfabetos concordam ['teoricamente, mas como, em geral, eles não concorrem a cargos públicos, não conseguem pôr em prática aquilo que sua elite alfabetizada em geral tão bem faz...']

3% dos que têm nível superior concordam ['teoricamente, mas 90% deles ou pedem favores a seus amigos políticos ou são os próprios detentores de tais cargos, concedendo a si e a seus amigos os referidos favores...']

É certo recorrer ao jeitinho brasileiro para resolver problemas como o de se livrar de uma multa?

57% dos analfabetos concordam ['teoricamente, mas como, em geral, analfabetos sequer têm carros ou podem tirar sua habilitação, não recorrem à tal expediente na prática...']

3% dos que têm nível superior concordam ['teoricamente, mas como, em geral, são eles os portadores de habilitação, 90% deles costumam ou bem tentar subornar o policial ou bem recorrer ao velho e bom 'sabes de quem sou amigo/com quem falas?'...']

A polícia está certa em bater nos presos para que eles confessem seus crimes?

51% dos analfabetos concordam ['teoricamente, mas como, em geral, os apenados são analfabetos, na verdade esses é que acabam apanhando...']

14% dos que têm nível superior concordam ['teoricamente, mas como todos os delegados estaduais e as cúpulas das polícias militares estaduais possuem nível superior, provavelmente 80% desses, na prática, espancam presos...']

Programas de TV que fazem críticas ao governo devem ser proibidos?

56% dos analfabetos concordam ['teoricamente, mas como, em geral, eles nada entendem de política, tanto que ajudaram a reeleger o Excelentíssimo Senhor Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, na prática isso não teria maiores repercussões, pois eles nada entenderiam mesmo...']

8% dos que têm nível superior concordam ['teoricamente, mas como, em geral, jornalistas e proprietários de emissoras de TV possuem curso superior, na prática 90% deles proíbem críticas a seus protegidos políticos...'].

Nada que uma boa pesquisa não possa fazer pela verdade, como parece ter ficado claro...

Carlos Eduardo da Maia disse...

Anônimo, tudo é teoricamente e tudo é relativo. Não se pode generalizar. Mas o analfabeto pode se alfabetizar e continuar pensando de igual forma e seus filhos vão seguir esse modelo, porque a educação no Brasil é de péssima qualidade e não ensina o que deveria ensinar. Por que o Brasil elege Severino Cavalcante e Renan Calheiros ? São essas pessoas menos esclarecidas que votam neles. Uma pesquisa é apenas uma pesquisa e não se pode generalizar o seu resultado, mas esta pesquisa demonstra sim o óbvio, os analfabetos têm mais preconceitos, acreditam mais no jeitinho brasileiro como forma de vencer na vida e, por isso, são mais sucessíveis de se tornarem massa de manobra das igrejas pentecostais ou de movimentos do tipo MST. As pessoas estudam por que, Anônimo?

Anônimo disse...

O Maia diz o seguinte às 13:37:
"e revela o óbvio, o abismo que existe entre nós, da elite intelectual, que tivemos acesso á educação e os analfabetos brasileiros"
É óbvio que sem nenhum preconceito!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Então tá, Cláudio, sem generalizar (porque isso é perigoso)mas os analfabetos pensam melhor, tem mais cultura, tem mais educação do que as pessoas que cursaram nível superior ? Isso não é preconceito, isso é fato. Infelizmente é fato. Mas a esquerda não quer saber da verdade, quer saber os caminhos possíveis para atiçar o ódio entre classes e criar os fatos necessários para alimentar o antagonismo social. Não interessa à esquerda brasileira um povo esclarecido. Muito pelo contrário, quanto mais ignorante, mais suscetível de ser massa de manobra, tal como ocorre na Venezuela de hoje.

Anônimo disse...

Maia! Seja alguém socialmente útil vá trabalhar.

Anônimo disse...

Não, é melhor o Maia não trabalhar. Ele pode fazer a diferença no governo Fogaça, do qual ele é CC. Deixa ele nos aborrecendo, faremos esse sacrifício, por ora.

Anônimo disse...

Eu generalizar, só não entendi:
"o abismo que existe entre nós, da elite"

Quem é o "nós" da elite, cara pálida?
Eu fora!
Faz uma faixa para ir para o Cansei

Anônimo disse...

Maia, sobre a tua afirmativa de que a FF financiou a CM, tu já teve as devidas respostas e chinelads lá no RS URGENTE. E aqui, deixo um brado: VAI TRABALHAR CC, parasita, achacador de imposto alheio.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Anônimo, eu não sou servidor público e não ganho receitas de imposto. Aliás, eu pago e muito imposto. Cláudio, todos nós aqui fazemos parte da mesma elite que teve a oportunidade de estudar. Ou vc não estudou?

Anônimo disse...

CC não é servidor público, concursado sim.

Anônimo disse...

Por favor Sr. Maia, não me coloque nesta sua "Elite". "TÔ Fora!"
Se entrares na Daslu (icone dos neo e velhos liberais), difícil encontrares um que não tenha um trambique na familia, a começar pelos donos, só que não vão presos.
Duvido encontrares alguem nesta sua "Elite " que não tenha sonegado imposto. E por aí vai...
O que esta pesquisinha quis esconder, é que nós "subalternos" que trabalhamos queremos dizer para a Elite é que: "Se é para locupletar, nos locupletemos tosos".
Ou tu acha que só o macalão e a moça do Gabinete da Yeda podem trocar selinhos

Anônimo disse...

E Alckmin "opus dei", q segundo o Maia foi o escolhido da elite??? É progressista???

Agora o baluarte da educação como solução me vem com essa:" Mas o analfabeto pode se alfabetizar e continuar pensando de igual forma "
HAHAHA Faz-me rir companheiro! Temos ai um problema de classe!!! haha

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo