Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 6 de setembro de 2007


Porto Alegre tem 82 urnas para o plebiscito da Vale

Porto Alegre abriga 82 urnas para o Plebiscito Popular para Anulação do Leilão da Companhia Vale do Rio Doce. As urnas estão localizadas em sindicatos, escolas e locais públicos como a rodoviária central, a praça da Alfândega e na Esquina Democrática. A informação é da Chasque.

A consulta segue até o próximo dia 9 de setembro. Qualquer pessoa pode votar apresentando RG ou título de eleitor.

Além da privatização da Vale do Rio Doce, o plebiscito consulta a população sobre a permanência dos pedágios, o preço da energia elétrica, a reforma da Previdência e a dívida externa.

Já votou, meu filho, ou tu pensas - como o Lula - que o capitalismo pátrio ficará abalado com a anulação de um leilão fajutado pelos tucanos?

Este blogueiro votou terça-feira em urna que está numa escola municipal da Restinga, a Escola Larry. Não doeu nada!


7 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Alguém duvida qual vai ser o resultado? É evidente que o vivente -- pouco esclarecido -- não quer pagar pedágio, quer pagar menos pelo preço da energia elétrica e quer manter os seus direitos previdenciários. Além disso, que o vivente, o homem comum, o homem de bem, sabe sobre a Vale do Rio Doce? A idéia que se passa é que a União passou esse patrimônio para um grupo privado de 'lambuja', a preço de banana (assunto que está sendo discutido na Justiça, o famoso quanto vale a Vale), mas ninguém diz que as reservas continuam sendo da União que concede à iniciativa privada a sua extração. É por isso que um plebiscito que é submetido a vontade da universalidade das pessoas deve ser sempre oficial e nunca particular. Oficial, porque teve ser precedido de campanhas de esclarecimentos acerca das opções. O povo, para votar, deve estar suficientemente esclarecido, como ocorreu com o plebiscito do desarmamento.
Se isso não é demagogia, o que é demagogia?

Carlos Eduardo da Maia disse...

Outra perguntinha, por que o governo do PT não revoga a concessão da Vale? As reservas não pertencem a Vale do Rio Doce, as reservas pertencem a União, ao povo brasileiro. A Vale continua sendo nossa, apenas sua exploração é feita por empresa privada. Será que colocando uma estatal na gerência haveria alguma mudança para o povo brasileiro? O povo brasileiro é testemunha de como os recurso de uma estatal pode ser usado para manter um partido no poder. Será que não é isso o que almejam os sectários da ignorância?

Anônimo disse...

A questão da Vale tem o mesmo peso da Anistia aos criminosos que torturaram e mataram pós-64.

É preciso vontade política e sentido histórico para fazer as duas reparações, mas, aí esbarramos em interesses, nem sempre muito ocultos, que impedem uma e outra.

Afrontar os poderosos com seus interesses, nem o "Patton" da defesa topa, pois os milicos insubordinados o peitaram e o "Patton" miou.

Anônimo disse...

Maia, tu como médico, qual a leitura que tu faz da crise na saúde do Município de Porto Alegre?

Anônimo disse...

Feil v. é parente da juíza Vera Feil de Uruguaina?

Só uma pergunta, nem vai para o arquivo da KGB...

Anônimo disse...

Feil v. é parente da juíza Vera Feil de Uruguaina?

Só uma pergunta, nem vai para o arquivo da KGB...

Cristóvão Feil disse...

Rapaz, é possível que a meritíssima seja parente. A família Feil é pequena, mas apesar disso não tive o prazer de conhecê-la.
Abraço!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo