Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 1 de outubro de 2007


A autocrítica terceirizada e tardia da deputada Luciana

Um anônimo manda nota do PSOL. Abro, leio. É a “autocrítica” de um burocrata do Partido, comentando que “infelizmente [...] nossa deputada federal se equivocou. Luciana mesma sabe deste equívoco e se autocriticou”.

Onde? Como?

O burocrata se refere àquela pajelança gosmenta ocorrida na Câmara Federal onde quatro parlamentares guascas, que se auto-intitulam de esquerda (Luciana, Manuela, Do Rosário e Beto Al-Al Beto), se lambuzaram na oração em homenagem ao grupo político-partidário-midiático RBS. O chão defronte à tribuna, consta, ficou engomado de tanto perdigoto adulatório.

Pois, agora, 11 dias depois do desatino de dona Luciana, o PSOL faz a sua autocrítica, “sua” da Luciana. É o velho método Lawrence Béria – homem forte de Stálin - que tinha a função dentre outras de fazer a “autocrítica” dos militantes, mesmo que estes já estivessem de "férias" na Sibéria ou “empacotados”. Autocrítica terceirizada, by Béria!

A nota do PSOL segue. Mas subitamente cessa a “autocrítica” da outra. Staccato! Rufar de taróis, clarinada longa. E começa uma exaltação a essa mesma “autocriticada”, agora colocando-a nos cornos da Lua. Para concluir-se numa apoteose final memorável, em Andante majestoso!

Por tudo isso nossa luta continua. E a frente dela estará nossa principal porta-voz: Luciana Genro!"

O título de “Farol de Alexandria” já tem dono, pertence ad aeternum ao professor Cardoso. Por esse compreensível motivo, acho que de agora em diante fica bem à deputada Luciana o título de Biblioteca de Alexandria, tal é o grau de acumulação de virtudes e sabedoria política que a nota do PSOL lhe confere – modestamente, por que, afinal, trata-se de uma sóbria “autocrítica”.

Por sinal, e a autocrítica mesmo (a autêntica) da deputada Luciana? Alguém leu? Alguém recebeu? Será que Nostradamus (ilustração) previu também esse mais novo segredo de Fátima, quer dizer, de Luciana?


10 comentários:

Kayser disse...

Acabei de ver essa pérola no "Vi o Mundo" (http://viomundo.globo.com/site.php?nome=PorBaixoPano&edicao=1295), uma resposta da Maria do Rosário a um e-mail questionando a sua puxada no saco da RBS:
"Acredito que o espaço é conquistado com o trabalho que desenvolvemos. Esse discurso

foi pela homenagem à RBS, mas há pouco prestamos homenagens à Record pela sua chegada

ao estado e a diversos veículos, conhecidos ou não, ao longo dos últimos anos.

Não temos nenhuma preferência e não fazemos qualquer distinção. Temos o que elogiar na

RBS assim como temos em todos os veículos. Da mesma forma, temos críticas. O mais

importante, pra nós, é que a informação sempre esteja disponível à todos.

Mais uma vez agradeço tuas observações e deixo nosso mandato sempre à disposição.

Atenciosamente,

Maria do Rosário"

Ou seja, ela tem toda a autoridade para puxar o saco da RBS porque faz isso com todas as emissoras de rádio e TV...

Anônimo disse...

Kayser, a coisa é bem pior do que pode imaginar a nossa vã filosofia.

É o mesmo que dizer, à moda Pascal: "o puxa-saquismo tem razões que a própria razão desconhece".

Anônimo disse...

E la nave se va... ou algo que o valha...

Mas, a deputada Genro tem "ótima" professora: a presidenta do seu partido.

sueli halfen ( POA) disse...

MEUDEUSDOCÉU........

essa gente tá pensando que se é bobinho????

não voto mesmo !

Anônimo disse...

Estes quatro, já estão marcados na paleta. Agora, sou ex-eleitor da Rosário e da Manuela.

Anônimo disse...

As distintas senhoras vão sonhando com meu voto...
Embora seja injustificável a qualquer dos parlamentares essa vergonhosa bajulação, Luciana Genro é a que menos me surpreende e que mais me enoja. É o PSOL, com sua presidenta posando de pobrinha, com roupinha de crente, correndo atras das cameras da Globo, e Luciana que se desonra publicamente em troca dos holofotes da RBS. Não é á toa que, na gana de aparecer na mídia,esse partido tem prestado grande desserviço ao País,embarcando todo dia numa "cruzada moralista" que só faz apoiar e engrandecer os interesses da direita brasileira e suas elites. Com uma esquerda dessas, quem precisa de direita, afinal?

Anônimo disse...

larguei essas duas de mão... que triste figuração...

Anônimo disse...

caro gauche,
vc está de má vontade com a moça filha do "veludo entre cristais", como ele mesmo disse. Eu mesmo tenho uma prima que mora em Canoas, amiga de uma outra moça que faz uns trabalhos pra Luciana que jura que ouviu ela fazer a autocrítica, estava na cozinha nessa hora.

Anônimo disse...

Primero: façam mais de 185 mil votos para depois falar mal da Luciana;

Segundo: ah! é desnecessário, como nenhum devcs vai fazer isso mesmo...

Anônimo disse...

Mais uma vez o dono do blog personaliza as questões q nunca deveriam ser persoalizadas. Ou seja, como mostra cotidianamente em seu blog, o próprio autor é um personalista prepotente. A velha moral espontaneista...nesse caso nem guerrilheirista, pois guerra de palavras surtem menos efeito do q a velha e boa ação direta...

Nesse caso é 1000x mais importante a critica do partido do q a auto ritica da moça. Individuos não fazem história. Vale sempre a pena reler o velho Plekanov em brilhante texto sobre o papel do individuo na hstória: "As relações sociais têm sua lógica: enquanto os homens se encontrarem em determinadas relações mutuas, necessariamente sentirão, pensarão e atuarão assim e não de modo diverso. Seria inútil q a personalidade eminente se empenhasse em lutar contra esta lígca: a marcha natural das coisas reduziria a nada seus esforços. Mas, eu sei em que sentido as relações sociais se modificam em virtude de determinadas mudanças no processo social e economico de produção, sei também em q sentido se modificará a psicologia social; por conseguinte tenho a possibilidade de influir sobre ela."

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo