Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 9 de outubro de 2007



O Rio Grande do Sul é bonito

As imagens do pampa guasca são belíssimas. Confira aqui.

O Rio Grande do Sul só tem duas coisas horrorosas: o Litoral e a sua classe dirigente. Ambos se equivalem. A natureza pobre, traiçoeira, plana, agreste, desprovida de adornos e refratária à vida do nosso Litoral é uma metáfora perfeita da elite política no poder. Ambos se merecem.

Já o litoral de água doce da Laguna dos Patos (foto, na linha do horizonte), belo e agradável, rincão de centenas de espécies vegetais e animais, este permanece freqüentado somente pelos bugios. Melhor, a natureza agradece.

Muitos fotógrafos ressaltam a singularidade da luz no Pampa, uma luz oblíqua e escoada que define melhor as formas sem lhes roubar o colorido natural.

Nas imagens do vídeo aparece o famoso Castelo de Pedras Altas, da família do liberal Assis Brasil, onde foi firmado o pacto que pôs fim à Revolução de 1923, entre chimangos-borgistas e maragatos-assisistas. Pedras Altas fica no extremo Sul do Estado, na fronteira com o Uruguai.

Vídeo: Isaias Mattos. Música: La vigüela, com Gotan.


Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Cristóvão. Pela primeira vez, sou obrigado a contestar algo nos teus posts. A expressão "horrorosa", para a classe dirigente é certa, mas para o litoral, discordo. A não ser que estejas falando das aglomerações urbanas litorâneas do Litoral Norte, onde se constriu sem o mínimo de planejamento que, aí sim, são realmente horríveis.
Mas o litoral, apesar de não ter uma beleza estética tipo: Santa Catarina, tem uma beleza agreste de um ambiente em transformação, ainda em consolidação (ver o Atlas Ambiental de Porto Alegre). As lagoas, bahados, a mata de restinga, gramíneas (as que ainda se escapam da ocupação urbana", são ricas em biodiversidade. A lagoa do Peixe e seu paraíso de aves migratórias. Principalemente no Litoral Sul, onde temos o Banhado do Taim, com praias desertas, aí lindíssimas, dentro de sua peculiaridade. É claro que, para quem não está acostumado a esse "olhar", mais geográfico e ecológico, dificilmente vê a sua beleza. Nosso Planeta é belo, o que o homem faz com ele é que o deixa "feio". Um abraço

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo