Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 1 de outubro de 2007


Sob o signo da vigarice

Pesquisa da insuspeita empresa de consultoria, Kroll, dos Estados Unidos, realizada nos principais países do mundo revelou que 80% de todos os negócios do mundo tem algum grau de fraude – conforme noticiou discretamente o jornal Valor, de 24 de setembro de 2007.

Como se vê todos os ideais da burguesia liberal estão mortos e enterrados, se é que algum ingênuo ainda tivesse dúvidas, “subsiste o negócio capitalista – como vaticinou o filósofo marxista alemão Ernst Bloch (1885-1977) – geralmente colocado sob o signo da vigarice”.

O relatório da Kroll chama-se Global Fraud Report e pode ser lido aqui na íntegra (em inglês). São 44 páginas de uma leitura “edificante”. A radiografia atualizada do espírito do capitalismo profundo sob o qual vivemos.

Esta é, pois, a matriz, a grande usina irradiadora de energias morais e éticas do nosso tempo. O ethos social de violência e desumanidade tem assim nomes, endereços e identidades muito bem definidas. A violência das ruas, do narcotráfico, do colarinho-branco e do ladrãozinho-chinelinho, passando por todas as formas de corrupção passiva e ativa, tem como matriz inspiradora, paradigmática, modelar e primordial esses protagonistas principais apontados pelo relatório Kroll.

Só não as vê quem já morreu. Coisas da vida.


4 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Que o capitalismo gera picaretagem ninguém pode negar. Li alguns trechos do relatório da Kroll. Não é bem assim como conclui o blogueiro. Os focos de picaretagem estão bem identificados geograficamente. Coincidentemente, são os países menos desenvolvidos e com problemas sérios de corrupção, como, por exemplo, a VEnezuela chavista. Depois dos escândalos da Enron e Worldcom o Estado americano editou a famosa Lei Sarbanes-Oxley, aprovada em julho de 2002. Qualquer grande empresa mundial que quer negociar ações na bolsa de Wall Street deve seguir padrões absolutos de transparência e são submetidas a rígida vigilância e todas as transações são cotidianamente auditadas. Qualquer vivente tupiniquim que trabalha ou presta serviço para uma grande empresa que negocia valores da bolsa de NY sabe disso. É o grande capital criando mecanismos de controle contra a picaretagem.

Anônimo disse...

Agora, para o Maia, a Venezuela toda é chavista. É o mesmo que dizer que todos os EUA são bushistas. Ou a França, sarkozista.

Se a RCTV, por exemplo, cometeu fraudes, então a responsabilidade é do Chávez?

Maia, manera! O Feil ia te cortar se tu fizesse mais de dois comentários, em outros post já tens 3 falas. Como é isso?

Anônimo disse...

Caro Cristóvão!

Seriam estas vigarices uma reatualização daquela, aparentemente, velha categoria de "acumulação primitiva"?

"Eles" querem "enterrar" o velho barbudo, mas ele sempre volta para assombrá-los.

Abraços

Anônimo disse...

Disse o Carlos Eremildo Maia:
"É o grande capital criando mecanismos de controle contra a picaretagem"
Acredita nisso cara palida?
Desde quando alguma lei conteve a ganacia dos picaretas?

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo