Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 10 de outubro de 2007


A usina de verdades está a mil

Nenhum espírito crítico e consciente deste País desconhece que há uma articulação político-operacional entre os grandes mídias corporativos brasucas. Para tanto, eles organizaram uma central de pautas, que hoje obedece ao comando do jornalista global Ali Kamel - um jornalista sem-fronteiras (de qualquer natureza). Os grandes temas veiculados em todas as redes de televisão no horário nobre do (sub) jornalismo televisivo são industriados na usina de “verdades” de Kamel e sua equipe.

Um parêntese: segundo pesquisa recém-divulgada pelo Pew Research Center, de Washington (EUA) a televisão é a fonte primária de informação para 76% dos brasileiros, como informa o responsável jornalista Luiz Carlos Azenha (aqui).

Desde domingo no programa global Fantástico, a central de pautas vem requentando dois assuntos que estavam congelados: o novelesco caso Renan Calheiros, e os escândalos do ex-governador do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, codinome do ex-bancário José Orcírio Miranda dos Santos.

Segunda-feira e ontem os noticiários televisivos foram pródigos no tempo dedicado a estes dois “novíssimos” casos de moralidade pública. No assunto Renan, a novidade foi levantada pelo indigesto semanário Veja. No assunto Orcírio, a notícia se justificaria, segundo os pauteiros sem-fronteiras, pelo fato de que membros do Ministério Público estadual estariam com provas suplementares para apontar irregularidades nas duas gestões do ex-governador mato-grossense-do-sul.

Comentários deste blogueiro: dois assuntos absolutamente laterais na conjuntura, aimportância dessas notícias para o grosso da população é quase nula. Como já tratamos aqui, o tema Renan é a famosa “briga de branco”. Isso não diz respeito ao interesse da população, para estar pautado no horário nobre da tevê. Diz respeito apenas aos interesses pessoais de três ou quatro senadores fernandistas-cardosistas, inclusive o “pulcro” Pedro Simon, para aproveitarem dar um golpe de mão no mau cheiroso senador das Alagoas, e de refilão atingir o presidente Lula no sentido de desgastá-lo perante a opinião pública (eu jamais saberei o que é isso).

O assunto Orcírio (vulgo Zeca do PT) também se inscreve naquilo que ficará conhecido nos futuros compêndios de história da escola fundamental como “as grandes jornadas difamatórias e golpistas contra um presidente da República ex-operário, ex-sindicalista, ex-combativo, depois conciliado com as elites, mas ainda assim nunca tolerado pelos brancos, letrados e bem-nascidos”. Até os jacarés do pantanal sabem das práticas heterodoxas de Orcírio no Executivo do seu Estado. Isso não é novidade para ninguém. Reavivar esse tema é querer provocar mais uma crise artificial originada nos laboratórios de “verdades” da mídia corporativa.

Renan e Orcírio são dois sujeitos que eu me recusaria até em cumprimentá-los, com receio de contrair alguma deformidade ético-moral adquirida, entretanto, fazer cavalo de batalha sobre suas condutas com a intenção de provocar mais uma crise institucional, convenhamos, é bizantino.


3 comentários:

Anônimo disse...

A Velhinha de Taubaté hoje está a mil. Vai defender o Zeca do PT e vai inventar que um idiota como o Ali Kamel dirige alguma coisa. Santo Deus!Não conhece nada: nem o Mato Grosso do Zeca e nem o jornalismo do Kamel. E na ansia de defender o governo socialista do Lula não comenta as privatizações. E eu pergunto: e as privatizações, cara pálida? Não era o PSDB o privatista? E voce me vem com a conspiração midiática - Santo Deus!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Assisti ontem o Jornal Nacional e a pauta era o sucesso das privatizações do governo do PT -- que levou 5 anos para, finalmente, fazer algo razoável para o bem do país, retirando do Estado a gestão (e nunca a fiscalização) sobre importantes estradas. E a esquerda nada diz sobre isso e se preocupa em criticar a mídia, porque ela está atacando -- e com muita razão -- os picaretas Renan e Zeca do PT (esse nome não foi invenção da mídia, o próprio Orcírio é que fez questão de usar). Isso não é assunto de homem branco. Existe sim picaretagem e muita picaretagem nos governos de esquerda.Talvez mais do que em outros governos. Como disse o anônimo acima, estão ressuscitando a velhinha de Taubaté. Tem gente que faz questão de não querer enxergar.

Anônimo disse...

Que historinha é essa de velhinha de Taubaté se foi o próprio Feil que levantou essa lebre...

As coisas que voces dizem não precisam ser verdadeiras, já que estão mascaradas pela ideologia, mas no mínimo tem que ser lógicas, coerentes e demonstráveis.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo