Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 4 de junho de 2008


José Dirceu investe novamente contra a ministra Rousseff

Na edição de hoje do jornal O Estado de S. Paulo, em chamada principal de capa, é requentado o assunto da compra da Varig (fac-símile).

A ex-diretora da Anac, Denise Abreu se queixa amargamente da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, alegando que esta teria pressionado-a na ocasião da venda da VarigLog e da Varig ao fundo americano Matlin Patterson.

Leia a íntegra da matéria de capa do Estadão aqui.

Noves fora o complexo imbroglio da venda da Varig, vamos examinar quem são de fato os personagens do caso requentado de hoje e suas motivações ocultas:

1) Jornal Estadão. Um dos mais destacados membros do PIG (Partido da Imprensa Golpista), tem interesses inconfessados, mas explícitos, de promover uma desestabilização continuada na possível candidatura da ministra Rousseff à sucessão do presidente Lula, bem como ao próprio governo Lula, na atual conjuntura.

2) Senhora Denise Abreu. Defenestrada da Anac em plena crise aérea, em agosto de 2007. Ressentida e frustrada quer beber sangue (de alguém) de canudinho duplo ou sêxtuplo. Nos círculos informais do lulismo, sempre foi considerada “gente do Zé Dirceu”.

3) Ex-deputado José Dirceu (PT-SP). Colocou a senhora Denise Abreu sob longos cordéis e manipula-a conforme seus interesses imediatos, e aqueles agendados pela sucessão presidencial de 2010. Serve-se das energias do ressentimento de Denise Abreu como combustível de sua cupidez político-negocial, encontrando no Estadão veículo potente para suas intenções de minar a candidatura Rousseff. Recentemente cometeu performance semelhante com iguais objetivos ao usar um servidor da Casa Civil, um tal Aparecido, seu operador burocrático e protegido político.

Ao fim e ao cabo, conclui-se que os aliados Estadão e José Dirceu se merecem, e que o consórcio de interesses políticos que manejam não é somente conjuntural.


6 comentários:

Anônimo disse...

Ficou na minha cabeça duas frases dita pelo ídolo da direita defenestrada, Roberto Jeferson: "Eu tenho medo, pânico, do José Dirceu. Ele é um homem sem coração." e "Vossa Excelência provoca em mim os instintos mais primitivos."! Sempre admirei José Dirceu como o guerreiro que lutou contra a ditadura militar, mas nunca o entendi, ou gostei, como político. Sistematicamente o Lula/PT está tendo problemas com questões onde há indícios de sua participação. Isto não é bom!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Panoramix, não há nada a ser admirado em Zé Dirceu. Sua luta contra a ditadura militar não deu em nada, apenas serviu para justificar o endurescimento do regime. Outras pessoas - entre elas parte da mídia e da grande mídia e o pessoal que ingressou no antigo MDB -- lutaram de forma muito mais produtiva contra a ditadura militar.

Anônimo disse...

Exato. Rede Globo e Grupo Estadão foram grandes representantes da luta contra a ditadura - exemplar! O MDB foi a justificatica para a ARENA ou seja, um pseudo-partido, fazendo uma pseudo-oposição através de pseudo-parlamentares (as raras exceções que realmente tentaram falar contra o governo foram consideradas subversivas e comunistas e TODAS caçadas). Em uma ditadura, seja ela qual for, manda quem pode, não existe contraponto. Este foi o nosso caso!

Anônimo disse...

Dirceu é o matador do velho PT, nem o falecido Golbery faria melhor. Hoje ele está combinado com o que há de pior na pol'tica brasileira.
Mas continua posando de lutador contra a ditadura.

Anônimo disse...

essa matéria foi pautada pelo Jornal Nacional da Globo hoje, vai esquentar a chapa

Anônimo disse...

A chapa vai esquentar mesmo! Essa historinha que a Denise Abreu contou ao Estadão sobre a venda da Varig e Varig-Log quando na diretoria da ANAC, é mais um um escândalo à vista que vai render, e como vai. E justo agora que o caso Alstom estava começando vir à tona, escancarando a essência da tucanalha.

Esse filme eu já vi antes...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo