Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 2 de junho de 2008


Truque velho de jornal em crise

Os jornais do mundo todo tem um truque infalível para vender o seu peixe, principalmente em tempos de queda nas tiragens. É o velho ardil de revisitar antigos crimes insolúveis, acontecidos na cidade ou na região, e que tenham conteúdos sensacionais e misteriosos.

Zero Hora, da RBS, não foge à regra. Está remexendo no célebre Caso Daudt, que continua obscuro mesmo depois de duas décadas.

O governador na época era o peemedebista Pedro Simon (1987-90), conhecido radical da cautela. O jornalista e deputado estadual peemedebista José Antônio Daudt freqüentava certas rodas heterodoxas. Foi assassinado por motivações cuja origem estava nesses círculos. As investigações policiais da época chegaram ao endereço certo, mas o governador Simon mandou cessar tudo porque o fio condutor que levava à verdade e à solução do crime era cor-de-rosa. Esse elo conectava inúmeros parlamentares da base simonista, secretários de Estado, dirigentes políticos, empresários locais e soldados espadaúdos da Brigada Militar.

Alarmado, o governador Simon mandou parar tudo. O chamado Caso Daudt continuará insolúvel. E mesmo que passem vinte anos, ZH continua ocultando partes deste quebra-cabeça pink. O negócio é vender jornal para veicular as bugigangas oferecidas pelos anunciantes.


5 comentários:

Anônimo disse...

Acompanhei pelo Google Reader a bela seqüência de posts do fim de semana.

Todos excelentes!

Anônimo disse...

Obrigado, meu prezado Milton!

Estou aprendendo com o amigo, que já está há cinco anos na estrada dos blogs.

Abç.

CF

Carlos Eduardo da Maia disse...

Para quem se interessar, recomendo a leitura da Zero Hora de ontem sobre os 20 anos da morte de Daudt. A matéria da RBS mostra a incompetência da investigação policial - nos tempos do governo Simon, um dos mais medíocres do RS -- foi impressionante. Não se isolou a área no dia do crime, pessoas ingressaram no apartamento de Daudt levando documentos etc. Não há nada a ser criticado em ZH, em relação a essa matéria.

Anônimo disse...

Tudo bem, Maia, mas em poucas linhas o Feil disse mais que a Zero em 6 páginas de duas edições.

Anônimo disse...

Feil, olhando por outro ângulo, a ZH está em estado de comemoração/celebração pelo impunidade de um crime que prescreve no códico penal, mas não na história do RS. Como são muitos os envolvidos um dia alguem vai falar, podes ter certeza.Aliás, O Governador de então, Simon, sabe por que mandou interromper a investigação. A Polícia sabe por que apagou parte das fitas. A RBS sabe por que não praticou a liberdade de imprensa até ao fim. O Jurista Paulo brossard e seus advogados de defesa do acusado sabem muito... Tudo para encobrir um escândalo com personagens do PMDB por todos os lados...
Está aí um indicador por que até hoje persistem no RS tantas falcatruas desses mesmos personagens e seus herdeiros e seus coligados!? Por contarem com a impunidade.
Espero que estamos chegando à hora do Fim da Impunidade para que a DEMOCRACIA possa existir.
Cândida

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo