Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 3 de junho de 2008


Yeda fragiliza o Banrisul de forma pensada

O Conselho de Administração do Banrisul presidido pelo secretário da Fazenda, Aod Cunha reuniu-se ontem para examinar as graves denúncias do vice-governador Paulo Feijó de que foram desviados cerca de 90 milhões de reais da instituição bancária estadual.

Feijó fez graves acusações ao presidente do banco, Fernando Lemos, mas o Conselho – sem a presença do diretor-presidente alvo das denúncias – resolveu taticamente entender que fosse um ataque institucional, e como tal, respondeu, ou tentou responder ao vice-governador, em nota divulgada depois da reunião.

Leia a nota na íntegra aqui.

Segundo o jornal ZH de hoje, o Banrisul tentou tranqüilizar o mercado (fac-símile). Se tentou não conseguiu, já que a nota não esclarece absolutamente nada, basta examiná-la. E depois, o chamado mercado não está nervoso, pelo menos quanto ao Banrisul, já que as ações da instituição tem alcançado nos últimos dias valores inéditos.

De qualquer forma, já se vê que o governo Yeda Crusius está adotando o mesmo procedimento irresponsável quanto ao Detran para o Banrisul. Quando o então secretário da Segurança, Enio Bacci, informou de irregularidades e “sujeira” no Detran, a governadora fez olho-branco e ouvidos moucos, pois, agora, com as denúncias importantes e documentadas de alguém do próprio núcleo de governo, este não reage preferindo comportar-se com irresponsabilidade e negligência.

Parece que aposta no quanto pior melhor, para futuramente – com o banco fragilizado – vendê-lo na bacia das almas por cinco réis de mel coado.


2 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

O governo da Yeda está fazendo com o Banrisul o que é possível. Fez muito bem em capitalizar as ações e qualquer banco público, privado, estatal ou não, terceiriza certo serviço. Assim faz o Banco do Brasil, assim faz a Caixa Federal, por que não pode fazer o Banrisul? E mais, quem salvou o RS foi o equivocado PROER dos bancos públicos na gestão de FHC. Se não houvesse esse PROER público, o Banrisul continuaria com sua dívida gerada por administrações políticas. Reitero a pergunta de sempre, afinal, que benefícios traz ao povo do RS o Banrisul estatal???? AS filas são maiores que dos outros bancos, não existe crédito subsidiado além do que subsidia BB ou CEF, os juros são os mesmos dos outros bancos... Banrisul estatal é bom para a politicagem.

Um Serrano a vela disse...

Poxa, mais 90 milhoes...e devem ter sido uns 500 milhoes...se sò agora encontraram o furo q ja se sabia de existir a anos...sempre sugado por um certo "senador"

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo