Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Aneel aprova acesso à internet por meio da rede elétrica


Nova tecnologia poderá levar banda larga a rincões distantes do País

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem o regulamento que permite a utilização da rede de energia elétrica para a transmissão de internet banda larga. Com o sistema, conhecido como PLC (do inglês, Power Line Communications), as tomadas residenciais passam a ser pontos de rede, quando conectadas a um modem. A informação é da Agência Brasil.

A Aneel estabeleceu que o uso dessa tecnologia não poderá comprometer a qualidade do fornecimento de energia elétrica para os consumidores e, se houver necessidade de investimento na rede, o custo será de responsabilidade da empresa de telecomunicações. As redes também poderão ser utilizadas para levar televisão por assinatura aos consumidores.

Segundo o regulamento aprovado hoje, as concessionárias de energia deverão criar uma empresa subsidiária para ofertar o serviço. A agência também prevê que as receitas obtidas pelas concessionárias de energia com o aluguel dos fios para as empresas de internet serão revertidas para a redução de tarifas de eletricidade.

A Aneel garante que o emprego da tecnologia vai permitir novos usos para as redes de distribuição de energia elétrica, sem que haja necessidade de expansão ou adequação da infra-estrutura já existente.

Segundo a agência, a economia deve representar uma redução de custos para os consumidores.

.................................

A tecnologia PLC vai modificar o cenário da internet no Brasil, ampliando a rede mundial de computadores a regiões até agora inacessíveis, e criando melhores condições para uma verdadeira democratização (e barateamento) da web.

O sistema PLC vem para abalar mais ainda a hegemonia midiática de algumas poucas famílias oligárquicas no Brasil. A rigor, onde há rede interligada de energia elétrica é possível ter igualmente um computador conectado à internet banda larga, dando novas chances de interação e participação às populações esquecidas, seja nas periferias metropolitanas, seja em rincões remotos do País.

Acima, ilustração esquemática de como poderá ser o uso doméstico da tecnologia PLC.

11 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

A universalidade dos serviços de comunicação, telecomunicação, de energia, a custo barato é interesse de todos, essa é a verdadeira função social, em tempos de sociedade que deve ser solidária.

Esse é o típico interesse convergente, porque ele produz muito mais bônus para a sociedade do que malefício para certos interesses e concorrência. E que se danem os interesses e as concorrências.

Em outras palavras, a universalização das comunicações ( e tem gente que tem saudade do monopólio das teles) é assunto que está além da ideologia, porque exclusivamente técnico.

É que nem a Receita Federal, não se pode confundir técnica com política. Tem que fiscalizar e sancionar todos, inclusive os grandes sonegadores. Não pode haver diretriz política, viu Dilma?, para impedir a fiscalização dos grandes.

Comemoram certos Blogs da nossa 'complicada' esquerda que existe uma luz no fim do túnel: A universalização da vai causar uma imensa revolução virtual.

TAlvez sim, talvez não, quem sabe?
Uma coisa é certa, tudo é muito diversificado, generalizado, reduzido, banalizado.

Quer comprar lobo por lebre?

Hoje se encontra de tudo por aqui, inclusive baboseiras travestidas de altas teses! E o pior, tem quem acredite!

Anônimo disse...

Está aí uma boa noticia. O Governo Lula está indo bem.

dejavu disse...

Em 2007 estive 6 meses em um sítio na cidade de Barão/RS, mais especificamente interior de Barão, onde praticamente é impossível qualquer tipo de internet a não ser a caríssima "via satélite" e o telefone fixo ainda está indisponível! Se vingar este projeto teremos a real universalização da WEB, com direito ao outro lado das notícias que a mídia dominante omite, acesso instantâneo a familiares e serviços em qualquer parte do mundo e também, infelizmente, todas as porcarias que podemos conseguir na rede! "Aneel aprova acesso à internet por meio da rede elétrica" é uma grande notícia!

Anônimo disse...

O comentário do pseudônimo é um legítimo samba do crioulo doido. O Sérgio Porto, da tumba, agradece a homenagem.

jukão disse...

acho que o Meia agora deu pra beber já cedo da manhã

Paulo Renato disse...

A primeira vez que ouvi falar disso foi numa palestra da Dilma Roussef, então Secretária de Energia do governador gaúcho Olívio Dutra, há uns 10 anos atrás.
Ela disse que no futuro a CEEE, nossa companhia de eletricidade, iria oferecer o serviço e até achei que ela estava 'viajando', eh eh... Vamos ver se o Tarso Genro retoma o projeto em 2011.

Anônimo disse...

Quem irá levar a tecnologia aos rincões do RS?
A CRT?
Com a palavra a Maria do Rosário e a Luciana Genro que junto com outros atrasados invadiram a Assembléia há poucos anos tentando impedir o que estamos vendo hoje.

Mario Rangel disse...

Diz o Meia "TAlvez sim, talvez não, quem sabe?"

É um cara que não diz coisa com coisa.

Agora, com isso eu concordo:

"Hoje se encontra de tudo por aqui, inclusive baboseiras travestidas de altas teses! E o pior, tem quem acredite!"

Como andam tuas teses em, Meia?

kakakaka...

O Meia é muito ridículo, acho que nem ele mesmo acredita no ele escreve.

Anônimo disse...

E o Uribe está encaminhando a nova reeleição, e o PIG não fala nada.

Reeleição só é ruim quando é com o Chavez, que sabe e conhecem a bandidagem que representam as empresas jornalisticas(?) de hoje.
Aqui e lá.

Anônimo disse...

O que o Maia, e a corja que ele representa, não disse ainda é qual foi o grande que a turma de Lina "pegou" na rede.

Pelo que estou vendo da tal Lina e a camarilha com que tem ligação: não foi para combater os grandes que ela e o marido, e caterva foram para lá. Contem outra.

Anônimo disse...

Fundamental, para a maior democratização, a integração desta nova tecnologia com a implementação conjunta de software-livre, não proprietário e gratuito.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo