Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

As jazidas de petróleo do pré-sal são bem maiores do que admite oficialmente o governo Lula


O Rio Grande do Sul também está contemplado com óleo na plataforma de Pelotas

Neste último fim de semana conversei com um engenheiro da Petrobras. Ele fez uma revelação surpreendente, sobre as jazidas do pré-sal brasileiro.

Segundo essa fonte confiável, a província petrolífera do pré-sal é muito maior do que já foi anunciado oficialmente pela estatal de energia. Ele assegura que o limite sul do óleo é a bacia do Prata, na altura de Punta del Este, e o limite norte é o Suriname, havendo um intervalo de vazio petrolífero entre Alagoas e Pernambuco/Rio Grande do Norte (leste), mais ou menos (ver a ilustração acima).

Ainda não houve a divulgação do fato porque a Petrobras obedece às políticas estratégicas do Palácio do Planalto, mas sobretudo para evitar intercorrências indevidas da ANP, que segundo ele, tem tido uma postura "muito entreguista e preocupante para os interesses nacionais".

A se confirmar essa informação, o Brasil se alça a uma condição invejável na geopolítica mundial do século 21, mesmo que à custa de energia fóssil e não-renovável.

10 comentários:

Anônimo disse...

Desculpem o desvio de tema: Rádio Globo fechada em Honduras.

Anônimo disse...

É o caso de bloqueio comercial.
Golpe sem castigo é ovo de serpente.
Interessante é a atitude dúbia do governo americano, com a parte baixa da máquina política e pública abastecendo e orientando os golpistas e a cúpula se alinhado com o Brasil, mas meio contrariada, meio de fachada.
Afinal a defesa da democracia costumava ser a bandeira americana.
A defesa da democracia pelo Brasil, e no lado "de lá" do Equador, é coisa inédita e audaciosa.
Interessante também é o alinhamento prático com o restante da América hispano-parlante. É o ABC (Argentina-Brasil-Chile) atuando conjuntamente.
O PIG, esse não tem remédio: alinha-se com a CIA e o golpismo chova ou faça sol.

Anônimo disse...

Realmente, Porto Alegre está aquem, em termos de desenvolvimento urbano e urbanistico, à sua posição de capital da 4a economia nacional. Um exemplo de preservação e desemvolvimento aí perto é Curitiba, que, tal qual POA, tem qualidade de vida e, mesmo assim, tem mais cara de metrópole.

Salvador, por exemplo, cidade menos rica, com maiores problemas sociais e, situada numa peninsula de topografia desafiadora e extremamente dificil, ousa em projetos e soluções, tipo metrô, vias expressas e predios altos.

Com todas as mazelas, Salvador está prestes a ganham o maior prédio residencial do Brasil (o projeto está entre 52 e 60 andares - se bem que este está sofrendo críticas da população em seu entorno), alem de uma série de predios acima dos 35 andares, alguns acima dos 40 (uma barreira nacional até pouco tempo).

POA precisa parecer ser a capital de uma das maiores economias nacionais, embora seja uma belíssima cidade, lhe falta essa cara de metrópole.

Anônimo disse...

Infelizmente, se o Brasil sairia do subdesenvolvimento sem o pré-sal, o Rio Grande não retornará ao patamar desenvolvimentista autóctone (não subordinado, não-de-quatro, não voltado apenas à "atração de investimentos") com a grana dos royaltes.
É que nossa elite apodreçeu, e o povo se embala em churrascadas e sonhos, com mais dinheiro para gastar, não vai ganhar compostura.

Anônimo disse...

Gente, desculpem a franqueza, sou porto-alegrense e naturalmente gosto da cidade, torço para que ela melhore, mas sou obrigado a dizer que a população da cidade parece não enxergar o óbvio: com exceção de poucas áreas, Porto Alegre é uma das cidades mais feias que eu conheço. Comparar com cidades do exterior, não tem nem graça. Conheço bem EUA/Europa e sei o que digo. Então, vamos pegar Caxias, Curitiba, BH e comparar. O porto-alegrense cresce com o mito de que vive no paraíso, na capital com a melhor qualidade de vida, blá, blá, blá. A maioria nunca saiu daqui, então acredita nisso sem questionar. Moro no Jardim Izabel (com “z” mesmo), um bairro nobre na zona sul, onde, teoricamante, vivem pessoas esclarecidas. Como a Associação dos Moradores pode ser contra? Confundem mato com natureza, falta de estrutura urbana com qualidade de vida, francamente… Se não estivesse preso à Porto Alegre por causa do meu trabalho, emigraria. Tenho vergonha quando pego alguém do aeroporto e tenho que passar por Farrapos, Centro e toda a área degradada da orla.

Anônimo disse...

110% de chance de a informação ser verdadeira.
trabalhei 4 anos com o setor de exploração da petobrás( de 2004 a 2008), naquela época já se conhecia o potencial da camada pre-sal, até que demoraram para anunciar.

Anônimo disse...

não entendi direito isso aí.
se for verdade isso, vc vacilou...

Se "Ainda não houve a divulgação do fato porque a Petrobras obedece às políticas estratégicas do Palácio do Planalto, mas sobretudo para evitar intercorrências indevidas da ANP, que segundo ele, tem tido uma postura "muito entreguista e preocupante para os interesses nacionais", a divulgação desta informação antes da aprovação do novo marco regulatório pode deixar os lobistas ainda mais agressivos...

Anônimo disse...

Tão loucos! Se noticiam que tem petróleo na costa gaúcha, a quadrilha da yeda vai tentar roubá-la ou privatizá-la.

Anônimo disse...

Háááá, mas para ficar com cara de metrópole, é só construir prédios bem altos.
Com essas noções de urbanismo, vamos continuar subdesenvolvidos.
A respeito do assunto, quando foi inaugurado o maior arranha-céu do mundo nas Filipinas (ou Macau ?, pouco importa), a Scientific American lembrou que o prédio sede da Microsoft tem apenas 4 andares de altura.
Vamos liberar índice de construção e subsidiar a especulação imobiliaria, ao invés de escolas, postos de saúde, parques, trem urbano e metrô.

Anônimo disse...

A quadrilha já roubou, vai continuar roubando, tenha pré-sal ou não.
Respeito próprio independe disso.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo